Porto Alegre & Barcelona

Apresentamos informações sobre as várias relações entre Porto Alegre e Barcelona em ordem cronológica.

2012

abril

A origem do nome do bairro Mont´Serrat em Porto Alegre é provavelmente a Capela de Nossa Senhora de Montesserat, na Catalunha, que é de 1905.

ARTIGO DE LEITOR
LUIZ ALBERTO ROSSI | leitor ZH Bela Vista | 06 de abril de 2012
Mont’Serrat ou Montserrat
“Catalunha é uma região ao nordeste da Espanha, divisa com a França, que tem como a principal  cidade Barcelona, onde a maior parte do povo conserva língua e costumes catalães. Francisco Franco havia proibido aos catalães a manutenção de sua língua e de seus costumes, receando o separatismo. Após, o rei João Carlos não só permitiu o uso do idioma, uma mistura curiosa de latim, francês, italiano e português [o catalão não é uma “mistura”, mas uma língua de origem latina, como o português] , mas também autorizou que documentos oficiais e placas de sinalização da região fossem redigidos na língua local. Alguns exemplos: desviament obligatori (desvio obrigatório), no passeu (proibido ultrapassar), estácio (estação), monestir (mosteiro).
Não há dúvida de que a denominação de um dos mais charmosos bairros de Porto Alegre decorreu do nome de famosa montanha da Catalunha, Montserrat, distante cerca de 60 quilômetros de Barcelona, onde surgiu há séculos a devoção à Nossa Senhora do Montserrat – a primeira planta da cidade em que consta essa denominação data de 1916, certamente influenciada pela existência no local da Capela de Nossa Senhora de Montserrat, concluída em 1905, substituída em 1967 pela atual igreja da Rua Anita Garibaldi. Dito isso, pode-se afirmar que a grafia de Montserrat, que significa monte ou montanha serrada, não poderia conter apóstrofe, como consta na Lei 2.022 de 1959. É incorreto grafar Mont’Serrat. A Câmara Municipal de Porto Alegre, por certo, procederá à correção desse e de outros erros encontrados na grafia de denominações de bairros e de ruas da Capital, especialmente agora, quando estamos próximos de votação de um projeto de lei alterando vários bairros da cidade.”

março

Presença de catalães no Uruguai.
http://www.facebook.com/note.php?note_id=190396834337112

Catalunya, Cataluña, Catalogne, Catalonia (video)

Barcelona en Color (video)

Cristina Rosa, gaúcha de nascimento, cria blog Sol de Barcelona, sobre Barcelona, sua cultura e sua gente.

Uma gaúcha em Barcelona
La brasileña Adriana Calcanhotto hace doblete en Barcelona y Sant Cugat

Pere Álvaro, de Barcelona, na Mesa redonda Design, Cultura e Cidade
A mesa-redonda “Design, Cultura e Cidade” discutirá a interface entre instituições culturais públicas e privadas e o público. Na área cultural o design gráfico tem um papel relevante no incremento dessa relação.

Após uma apresentação em espanhol de Pere Álvaro, do Estudio Bisdixit de Barcelona, intervirão a profa. Dra. Paula Ramos, professora e pesquisadora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o arq. Luiz Antônio Custódio, Coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, e o prof. Dr. Francisco Marshall, da UFRGS e curador do StudioClio.

Informações sobre Pere Álvaro e Bisdixit.

A mesa-redonda será no Espaço Gastronômico Xavier260, onde o debate será acompanhado de cervejas artesanais, vinhos e das tapas especiais do Chef Xavier Gamez.
Serviço de tapas e bebidas a la carte.
Público-alvo: designers, artistas, promotores culturais e instituições culturais
Data: 14 de março de 2012, às 20:30
Obs.: a partir das 20:00 o local já estará aberto e atendendo pedidos.
Local: Xavier260 CuinaCatalana
Endereço: Rua Auxiliadora, 260
90540-120 Bairro Auxiliadora
Porto Alegre
www.xavier260.com

Promoção: StudioClio

www.studioclio.com.br

Pere Álvaro, prof. Dr. Francisco Marshall, profa. Dra. Paula Ramos e arq. Luiz Antônio Custódio.

Palestra O Design da Cultura vs. A Cultura do Design
Dia 15 de março, às 19 hs, no Instituto Cervantes Porto Alegre, palestra de Pere Álvaro, importante designer gráfico, do estudio Bisdixit (Figueres-Barcelona).
Eles trabalham com design gráfico, mas muito aproximado a arte, mais conceitual, e trabalham com instituiçoes culturais, museus, editoras, etc. Tem premios internacionais e trabalham também com cidades e regiões, por exemplo, criaram o logo para os 100 anos da Costa Brava (1908-2008)
web: http://bisdixit.com/

Pere Álvaro, no Instituto Cervantes de Porto Alegre.
Fui na mesa redonda ontem no Xavier260 e na palestra hoje no Instituto Cervantes, do designer gráfico catalão Pere Álvaro, que ajudei a organizar. As duas estavam ótimas. Nestes poucos dias que esteve aqui, seja falando em reuniões, ou em eventos públicos, ele se referiu várias vezes as semelhanças entre RS e Catalunha, e como esse momento que vivemos em Poa se assemelha ao que aconteceu há 20 anos em Barcelona em razão dos Jogos Olímpicos de 92. Esse é exatamente o espírito que anima esse grupo.
Ele está muito interessado nessa conexão Poa-Barna e quer trabalhar para instituições culturais daqui também. Eles tem uma empresa em Barcelona e contratam ilustradores e fotógrafos de fora. Escrevi um pequeno resumo sobre o trabalho deles.
O site é www.bisdixit.com
Ele deixou comigo um livro onde são apresentados uns 10 anos de trabalhos, muito bonito, se alguém de Poa quiser ver o livro e conhecer mais de perto o trabalho dele, me avise.

Exposição Magia Criativa | Picasso, Dalí, Miró e Tàpies.
Parabéns pela exposição, Ricardo Zielinsky, importante essa conexão que a Galería Antic Modern de Barcelona vem fazendo, trazendo grandes nomes da arte moderna catalã, para Porto Alegre e para o Brasil.
Shopping Iguatemi
Ricardo Zielinsky

Na edição de aniversário de Porto Alegre, em que Zero-Hora perguntou a 240 pessoas o que gostavam na cidade, tivemos um catalão, Josep Munné, e un madrilenho que mora em Barcelona, Fermín Vásquez, dando as suas opiniões:

Espaço gastronômico catalão do amigo Xavier Gamez Montoya tem destaque no Caderno de Gastronomia de Zero-Hora de hoje. Parabéns, todos nós do grupo Porto Alegre & Barcelona desejamos muito sucesso ao chef Xavier nesse espaço da cultura catalã em Poa

Fermín Vázquez, o arquiteto do projeto de revitalização do Cais Mauá, fala sobre Porto Alegre e Barcelona.
Arquitetura, Porto Alegre e Barcelona, por Fermín Vázquez

fevereiro

Pessoal que mora em Barcelona, o La Peculiar é do Daniel, ele é gaúcho de Porto Alegre e foi com 4 anos para Barcelona. Tem artigos muito bons e com preços acessíveis. Ele fala português, falem que vcs são do Porto Alegre & Barcelona e vão ter uma ótima acolhida e orientação. Fica na Can Bruixa, 23-33, perto da Travessera de les Corts, um pouco antes de chegar ao Camp Nou. Se passarem por ali aproveitem para visitar, ok?
La Peculiar

Era bom depois fazer uma campanha mostrando os onibus e os atrativos da linha de ônibus turístico em Poa, como esse video do bus turistic de barcelona:
http://youtu.be/yo7zH2hP0mg

Barcelona Bus Turístic

A rua mais bonita do Mundo
Una calle “como deberían ser todas las calles”

>> dezembro de 2011

Abre o novo espaço de gastranomia catalã em Porto Alegre, sob a direção do chef Xavier Gamez de Palafrugell
Xavier260 Cuina Catalana

Contrato de revitalização da Orla de Porto Alegre será assinado terça-feira

Curso de Introdução ao Catalão: Curso de Introducción al catalán del Instituto Cervantes Porto Alegre en enero
http://portoalegre.cervantes.es/br/cursos_portugues/estudantes_portugues/cursos_especiais_portugues/cursos_especiais_portugues.htm

Leram essa reportagem sobre o custo de vida em Barcelona comparado com o de São Paulo? Claro que se trata de classe média alta paulista, não se aplica a todos, mas eu tb tenho a minha sensação que no Brasil as coisas são mais caras, me lembro de tomar um café da manhã (café com leite + croissant) de boa qualidade por 2 euros, aqui um expresso simples custa quase 2 reais.
Como a classe média alta brasileira é escrava do “alto padrão” dos supérfluos

>> novembro de 2011

Cristiano Andrade – Festival de Música Popular de Barcelona

Na exposição da Bienal nos armazéns do Cais Mauá documentário sobre Els Segadors.
Numa das caixas passava um documentário  chamado Els Segadors, de Coco Fusco, uma artista norte-americana, filha de pais de origem cubana e italiana, que discute a questão da língua catalã, dos símbolos nacionais e da mistura cultural atual na Catalunha…
http://www.bienalmercosul.art.br/artista/220

O prefeito de Barcelona, Xavier Trias, desembarca no próximo dia 24 em Porto Alegre para participar do Congresso Metropolis.
Metropolis Portoalegre Congress 2011
Além do atual prefeito de Barcelona, Xavier Trias, estará presente também no Congresso Metrópolis, na próxima quinta, dando uma palestra, o ex-prefeito Joan Clos, que atualmente é Diretor Executivo da ONU-Habitat, Josep Roig, Secretário Geral, Cidades e Governos Locais Unidos, Presidente do Comitê Executivo de Cities Alliance

Muitas matérias falando de Barcelona na ZH
1.  Entrevista com Xavier Trias, prefeito de Barcelona, que deve estar em Porto Alegre na próxima sexta.
2.  Enorme matéria sobre o projeto de Revitalização do Cais Mauá, onde se fala da influência da revitalização do porto de Barcelona para os Jogos Olímpicos de 92.
3. Ótima entrevista com Josep Munné, presidente do Consórcio Cais Mauá, presidente de GiS, que adminstra o Word Trade Center de Barcelona, e responsável pela revitalização do porto de Barcelona em 92. EEle diz que já se sente gaúcho e que a revitalização do Cais Mauá é seu projeto de final de carreira.
Várias relações com Barcelona nesse Congresso Metropolis em Poa. A Associação Metropolis se divide em 6 comissões que se reunirão em Porto Alegre a partir da próxima semana. A comissão 5, Alianza para la innovación urbana, tem a presidência da cidade de Barcelona.
Alianza para la Innovación Urbana | Metropolis

Saiu na edição especial da Veja Porto Alegre, “115 razões para amar a cidade”, a artista plástica Vera Chaves Barcellos, que se divide entre Porto Alegre e Barcelona. Segundo o wikipedia “Em 2002 teve mostra individual no Instituto Francês de Barcelona; no ano seguinte, participou da mostra “Le Revers du Rêveur” na Capella de San Roc, em Valls. Após ter realizado mais de vinte exposições individuais e coletivas na Espanha, Vera conquistou a nacionalidade espanhola em 2004.”.

No livro 1808, Laurentino Gomes fala sobre a vinda da familia real para o Brasil.
A princesa Carlota Joaquina teve um secretário catalão, José Presas, ou Joseph de Présas, de 1808 a 1812, que nasceu em San Feliú de Guixols, Barcelona.
Ele chegou a escrever um livro revelador sobre a princesa, muitos anos depois, provavelmente para usar como chantagem, mas foi publicado depois da morte dela: Memorias secretas de la princesa de Brasil (Burdeos, 1830). Foi traduzido como Memorias Secretas de D. Carlota Joaquina. Nele fala muito mal da mulher do João VI….
Esteve por aqui perto, em Buenos Aires e Montevideo.
É engraçado saber que foi por causa de um catalao (nao com muito boas intencoes …) que a Carlota Joaquina ganhou essa má-fama que até hoje se mantem no Brasil.
José Presas – Wikipedia, la enciclopedia libre

No Programa de 100 dias de governo do Trias uma coisa boa é o destaque que ele deu a Porto Alegre na questão das relações internacionais da cidade:

BARCELONA A L’ESCENA INTERNACIONAL.

En l’escena internacional, Barcelona necessita reforçar el seu paper. Barcelona, sense ser capital d’Estat, ha de tenir t un paper clau de lideratge entre les grans ciutats del món. L’alcalde va obrir al juliol la seva agenda internacional a París, on es va reunir amb el president de Metròpolis, l’organització de les regions i les àrees urbanes de més d’un milió d’habitants. Barcelona vol mantenir la seu permanent de l’Organització de Ciutats i Governs Locals Units.

Barcelona participarà en el 10è Congrés Mundial de Metropolis, que se celebrarà a Porto Alegre del 23 al 26 de novembre.

En l’escenari de la Cooperació Internacional, Barcelona ha prioritzat la seva actuació amb la Banya d’Àfrica, mobilitzant més de 100.000 euros destinats a emergències humanitàries i treballant coordinadament amb les entitats que operen sobre el terreny.

100 DIES DE CANVI Dossier de premsa 7 d’octubre de 2011

Ótima entrevista na ZH com Josep Munné, presidente do Consórcio Cais Mauá, presidente de GiS, que administra o Word Trade Center de Barcelona, e o principal responsável pela revitalização do porto de Barcelona em 92 para os Jogos Olímpicos. Essa é uma importante conexão entre POA e BCN, se não for a mais importante …
Movimento Quero Cais: Cais Mauá: “Toda a cidade vai passar por aqui” Entrevista com José Munné

Trias e pessoas da prefeitura de Barcelona e da área metropolitana visitaram  projeto de revitalização do Cais Mauá. A tarde 14:30 Trias abriu a sessão da comissão de inovação da Rede Metropolis, com a presença também de Ramon Sagarra, diretor de infraestruturas de 22@, o bairro tecnológico de Barcelona.

Metropolis Portoalegre Congress 2011

Visita del alcalde de Barcelona, Xavier Trias, a la frente portuária de Porto Alegre, que será revitalizada por b720 arquitectos, de Barcelona, con proyecto de Fermín Vázquez y Jaime Lerner. Habla también el alcalde de Porto Alegre, José Fortunati.

Revitalização Cais do Porto Poa (video)

No El Periódico de hoje reportagem sobre Porto Alegre com o título ” Porto Alegre made in BCN”.
Porto Alegre ‘made in BCN’-Barcelona-El Periódico

Esteve esses dias em Poa outro arquiteto e urbanista catalão, o Pau Millet. Acho que tem obras do escritório dele por aqui. Este ano vieram muitos arquitetos catalães a Poa… eu contei 5…!

>> outubro de 2011

Evento do Instituto Cervantes Porto Alegre é , com curador Xavier Garcia Puerto, de Tarragona, na Catalunha.
Mostra VIDEONAUTAS – Panorâmica da Video-criação espanhola de 2002-2008.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Seminario muy interesante sobre cultura y desarrollo local el martes, miércoles y jueves de la semana que viene en Porto Alegre. Con apoyo de la Agencia Española de Cooperación y del Ayuntamiento de Barcelona.
Presença de Jordi Pascual , Coordenador de Agenda 21 da Cultura-Comissão de Cultura de CGLU, e por video-conferência, Alfons Martinell, Cátedra UNESCO da Universidad de Girona.

“um pouquinho de Barcelona estará na loja Luzes do Mundo hoje…” Assim começa uma nota na Na Zero-Hora de hj. No coquetel temático haverá tapas, sangria e crema catalana. Marcas espanholas de luminárias serao expostas: Modiss, Fambuena e Marset.
….Luzes do Mundo – Empresa

Brasil pide mano de obra a España

>> setembro de 2011

Para quem não sabia, até pouco tempo tinha um grupo de música gaúcha em Barcelona. A Cristina era a cantora, mas agora ela está de volta a Poa. Acho que o Eduardo Neto também tocou nesse grupo depois. Esse video é uma entrevista deles na TV3 Barcelona. Muito legal!  Entrevista Dos Pampas

El viernes 16 Instituto Cervantes, conjuntamente con StudioClio, presentaran al Duo Pik Nik (Barcelona – España), formado por los violonchelistas Marta Roma e Iñaki Etxepare, en un espectáculo que combina música y poesía. Toda la información en
Duo Pik Nik – Violoncelo e poesia : Concertos e shows | StudioClio – Instituto de Arte & Humanismo

Poema do Eduardo Sterzi, jornalista e poeta nascido em Porto Alegre, traduzido para o catalão:
http://www.traces.uab.es/tracesbd/caracters/2002/caracters_a2002m10n21p43.pdf
Traces : base de dades de llengua i literatura catalanes: Pàgina inicial

Programa de la Generalitat de Catalunya,  gratuït per aprendre a parar Català online!!
Parla.cat

Na Zero-Hora de hoje uma enorme reportagem, “Uma era chega ao fim na Catalunha”, sobre a proibição de touradas na Catalunha a partir de 1º de outubro.
Barcelona Panorama – Las fotografías más grandes de Barcelona

>> agosto de 2011

CONTRACAPA | ROGER LERINA
Está em Porto Alegre Antoni Remesar, coordenador do Doutorado Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte, Teoria, Conservação do Patrimônio, da Universidade de Barcelona. Vem para uma banca hoje no Instituto de Artes, às 15hs:ZERO-HORA | 04 de agosto de 2011

Fui assistir a defesa da tese  e conversei rapidamente com o Prof. Remesar, da Universitat de Barcelona. Falou muito bem na banca, conhece mesmo o tema. Na verdade a participação dele na banca da tese faz parte de uma atividade mais ampla, um curso chamado Arte Pública e Espaços de Cidadania, que está acontecendo de 1º a 5 de agosto. Amanhã portanto é o última dia – Jorge Piqué

O Cinemark do BarraShoppingSul vai transmitir em HD Real Madrid vs FC Barcelona
da Supercopa espanhola
A primeira partida é neste domingo, às 17h.
Valor do ingresso: R$40,00Reportagem no JN sobre o novo sistema de coleta de lixo em Barcelona.
obs.: na verdade não foi em 3D, como foi anunciado, mas em HD.

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo
Realmente é muito bom, um exemplo para Porto Alegre no futuro, mas até o final de 2009 não vi muito esse sistema na cidade, e sim os contêineres. Achei estranho a reportagem falar em 70% de abrangência do novo sistema e que em poucos anos chegaria a 100%.

Seminário sobre mobiliário urbano da Prefeitura abre inscrições
No dia 26, dois arquitetos de Barcelona estarão no Seminário sobre mobiliário urbano, realizado pela Prefeitura:
14h50 – “Barcelona, o projeto e o espaço público” – María Luisa Aguado Martínez – Arquiteta – Chefe do Departamento de Arquitetura e Projetos Urbanos da Cidade de Barcelona. Mais detalhes e inscrição no link.
Josep Maria Serra, que é de Barcelona,  mostrou a evolução da cidade, o que era Barcelona até uns 25 anos e como mudou. Em parte por causa dos Jogos Olímpicos de 92, mas também porque estavam já acontecendo mudanças na cidade desde os anos 70 e 80. Mostrou muitas fotos de lugares como Grácia, Moll de Fusta, etc. A arquiteta de Barcelona que veio a Poa para o seminário de amanhã, disse que “Barcelona possui a mesma população de Porto Alegre, numa área cinco vezes menor”.

Semprei achei isso, que dizer, que Barcelona é menor que Poa, e com limites bem defidos pelo mar e pela montanha e pelos rios Llobregat e Besos. Então tirei as “medidas” de BCN no Google Maps, e coloquei sobre o mapa de POA, alinhando a orla de barcelona com a orla do Guaiba. Me surpreendi, não é uma diferença assim tão grande afinal.

>> julho de 2011

Chef catalão em Porto Alegre, Xavier Gamez,  apresenta uma noite de Jamón Ibérico com pão com tomate, bons vinhos e um lindo espetáculo de flamenco com dançarinas de Porto Alegre!
Esteu convidats a gaudir d’una nit fantàstica de Pernil Ibèric amb pa amb tomate, bons vins i un bon espectacle de flamenc per bailaores de Porto Alegre! – Xavier Gamez
Jamón Ibérico, Flamenco e Vinhos Espanhóis

Galeria Antic & Modern, de Barcelona, expõe Picasso no Café do Porto, uma mostra de cartazes originais de Picasso criados em homenagem à Sala Gaspar, de Barcelona – uma das principais galerias e editoras da Europa. No próximo sábado, na Serra, leilão de litografias de artistas catalães, como Tàpies e Dali.

CONTRACAPA | ROGER LERINA
UM CAFÉ COM PICASSO
Depois de Joan Miró e Salvador Dalí, é a vez de outro mestre entrar no rol de exposições conjuntas do Café do Porto e da Galeria Antic & Modern em Porto Alegre: PABLO PICASSO (1881 – 1973). Dentro da série destacando litografias de grandes artistas espanhóis, entra em cartaz a partir do próximo dia 2 no Café do Porto (Rua Padre Chagas, 293) uma mostra de cartazes originais de Picasso criados em homenagem à Sala Gaspar, de Barcelona – uma das principais galerias e editoras da Europa.
São seis imagens autênticas, em diferentes tamanhos – de 60cm x 40cm até 1m x 60cm –, em tiragem de 500 unidades. As litografias foram feitas por Picasso entre os anos 1960 e 1970 – em estilos cubista e abstrato, em desenho e aquarela – para divulgar as próprias exposições do artista no espaço.
Fundada em 2009 e comandada por Carla e Ricardo Zielinsky, gaúchos que vivem em Barcelona, a Galeria Antic & Modern é especializada em obras gráficas. Neste sábado, a partir das 19h, no Restaurante Garda, no Hotel Serrano, em Gramado, o casal promove um leilão com gravuras e desenhos. No pregão, obras de Dalí, Antoni Tàpies, Robert Llimós, Sonia Delaunay e Picasso – uma água-forte sobre velino de 1971, assinada e numerada, que mostra o pintor francês Edgar Degas em um bordel.Nova banda do Eduardo Neto, aqui do grupo, em Barcelona….muito bom o som!

Ster & The Waxers – Don’t Go no Further

>> junho de 2011

O S.C. Porto RS, time de Porto Alegre que forma equipes de futebol nas categorias sub 15 e sub 17 fez um contrato com o RCD Espanyol de Barcelona para representá-lo no Estado e selecionar atletas para enviar para a Espanha.
Ver as fotos no site: S.C. Porto RS

Recente matéria sobre Porto Alegre em web de turismo espanhola.
Porto Alegre, el Brasil por descubrir

Visita de secretários estaduais a Barcelona para conhecer melhor os Jogos Olímpicos de 92:
ZH, 6/6/2011: A partir de terça-feira, cinco secretários também desembarcam na Europa. Abgail Pereira, Estilac Xavier, Luiz Fernando Mainardi, Marcelo Danéris e Afonso Motta participam de atividades com o governador na Espanha. Uma parte vai ainda a Barcelona conhecer os equipamentos construídos para os jogos olímpicos de 1992.

ZH, 7/6/2011: O primeiro a desembarcar em Madri é o secretário Geral de Governo, Estilac Xavier. Ele chega à capital espanhola na noite de hoje e passa a acompanhar o governador. Na sexta-feira, Estilac vai a Barcelona conhecer como a cidade se preparou para os jogos olímpicos de 1992. Na Catalunha, Estilac encontra-se com a secretaria do Turismo, Abgail Pereira.

A Secretaria de Turismo do Estado tem encontro com Barcelona Turisme:
“Em Barcelona, na sexta-feira (10), a titular da Pasta [Abigail Pereira] tem reunião agendada com Joana Homs, da direção do Consórcio Turisme de Barcelona para apresentação do trabalho que transformou a cidade para os Jogos Olímpicos de 1992 e alçou a capital catalã ao mais alto grau de competitividade no mercado turístico internacional. “Queremos buscar uma cooperação técnica e econômica com Barcelona para termos um outro olhar sobre Porto Alegre e a Região Metropolitana, sempre com a ideia de transformar o Rio Grande do Sul na capital de eventos do Mercosul. Eles enxergaram as oportunidades e aproveitaram os espaços ociosos para mudar a fotografia da cidade”, afirma.”

Notícia na Espanha sobre a viagem de Tarso:
Brasil busca inversores para reforzar el giro de su economía – Noticias.com

Juan Luis Cebrian, o jornalista responsável pelo jornal El Pais, dá entrevista a André  Machado do Grupo RBS.
Uma visão espanhola sobre o Brasil | Esquina Democrática

A Influência da Espanha no Rio Grande do Sul (site Descubra Porto Alegre)
Descubra Porto Alegre

Palestra na UFRGS sobre imigração na Catalunha.
Nous Catalans convidada a xerrar sobre la Immigració a la Universitat de Brazil

Pintora catalã, radicada em Porto Alegre,  Eva Montoliu, apresenta exposição na galeria Espaço Novos Talentos da Assembléia, até dia 24.
Fotos: artista espanhola exibe suas “Releituras” | ByN9VE, Cláudia Ioschpe

19 J – Barcelona Protests 19 June 2011

13 empreses de Barcelona coneixen el mercat brasiler :
BARCELONA/BUSINESS :: Ajuntament de Barcelona

>> maio de 2011

Silvia Subirós, de Barcelona, veio fazer um documentário aqui no RS, juntamente com a equipe, e deu uma entrevista para um jornal sobre o projeto. Aqui estão os detalhes:
Região dos Vales – De Barcelona para Nova Bréscia

O arquiteto Fermin Vazquez (escritório b720), idealizador do projeto arquitetônico do Cais Mauá, irá fazer uma apresentação desse projeto de revitalização, dentro da feira CONSTRUMAT, que é a primeira feira da indústria da construção na Espanha e uma das mais importantes da Europa. A apresentação será no próximo dia 19, em Barcelona, como parte do dia dedicado ao tema Grandes Proyectos de Arquitectura. Estarão presentes os maiores escritorios de arquitetura, cada um apresentando o seu próprio grande projeto.

Edu Neto, músico e membro do grupo Porto Alegre & Barcelona no facebook da entrevista  à Zero-Hora, sobre as recentes manifestações na Espanha.
Músico gaúcho acompanha protestos políticos em Barcelona | Mundo

Reportagem na ZH de hoje sobre a violência gratuita contra os manifestantes na Praça Catalunha:
Polícia entra em choque com manifestantes na Espanha | Mundo

Indignats | Desallotjament de la Plaça Catalunya

Nesta quarta-feira, dia 1º, uma “embaixada” de Porto Alegre, capitaniada pela Secretaria de Turismo, estará divulgando a nossa cidade em Barcelona, em razão da linha aérea Porto Alegre-Lisboa que será inaugura em breve pela TAP. Estará presente também Fermín Vázquez, do escritório b720, de Barcelona, falando sobre o projeto que eles criaram para a revitalização do Cais Mauá. O encontro será no Salão Metropol do Hotel Gallery, a partir das 19h, e já confirmou presença do subdiretor geral de Turismo da cidade espanhola, Ignasi de Delàs.”
Destino Porto Alegre promovido em Barcelona


Turismo de Porto Alegre é apresentado em Barcelona

>> abril de 2011

Bizarre Foods – Spain 5/6: Imagens da Boqueria

Saiu um artigo sobre Porto Alegre no primeiro número da Revista Palimpsesto, de Barcelona, especializada em arquitetura e urbanismo. O artigo é do do arquiteto Sergio Marques, da UFRGS e se chama La ciudad. Cidade Moderna / Cidade Mutante. O conteúdo não está disponível, mas a revista tem um blog:
http://palimpsestobcn.blogspot.com

>> fevereiro de 2011

Shopping Iguatemi Porto Alegre » Iguatemi expõe obras inéditas de Dalí e Miró

2010

No ano de 2010 Porto Alegre foi a segunda cidade que mais recebeu verbas de Barcelona para a área da cultura, ganhando bem mais que Buenos Aires e Montevideu, capitais de paises:Cooperació Cultural.
D’altra banda es preveu dur a terme la formalització de les subvencions i l’inici del projectes de la convocatòria de cooperació cultural a les 11 ciutats que es va atorgar durant 2010.
Mèxic D.F., Mèxic 80.000€
Porto Alegre, Brasil 79.999€
Loja, Ecuador 79.997€
Rosario, Argentina 70.000€
Quilmes, Argentina 70.000€
Ate, Perú 65.004€
Accra, Ghana 55.000€
Flores, Uruguai 55.000€
Maputo, Mozambic 55.000€
Montevideo, Uruguai 35.000€
Buenos Aires, Argent. 30.000€
Pla de treball Programa de Cooperació Internacional, Solidaritat i Pau Any 2011

Tonho Crocco, músico conhecido de Porto Alegre, gravou o clip O Lado Brilhante da Lua, em Barcelona, em setembro do 2010. Aparecem no clip as praias e a Barceloneta.
Tonho Crocco – O Lado Brilhante da Lua

Assinado o contrato do Governo do Estado com o Consórcio.

Uma importante relação entre Porto Alegre e Barcelona, que pode dar muitos frutos. O projeto de revitalização do Cais Mauá foi vencido ano passado por um consórcio de empresas. Uma brasileira e 4 espanholas. A principal empresa espanhola é de Barcelona e administra o World Trade Center de Bcn, que fica no porto. O presidente dessa empresa é o mesmo que revitalizou o porto de Bcn para os Jogos Olímpicos de 92, e o que ele fez continua até hj em Bcn. Agora vai fazer tb em Poa.Esse consórcio contratou um escritório de arquitetura com sede em Barcelona, o b720 Arquitectos, para realizar o projeto para o novo Cais Mauá, juntamente com o Jaime Lerner. No link da b720 se pode ver o projeto:
Frente portuario de Porto Alegre, Brasil :: b720 Arquitectos ::

2003

Revista de Cultura de Barcelona, em 2003 saiu uma reportagem, Retrat de Porto Alegre, p. 16, assinada pelo Vitor Ortiz, na época secretário de cultura:
http://www.bcn.cat/cultura/revista/revista9.pdf

No “Anuari. Revista de recerca humanística i científica” Any 2003 – Núm. XIV, da Universitat Jaume I, tem um artigo, em catalão, sobre o Negrinho do Pastoreio!
El nucli ètico-metafísic de l’obra O Negrinho do Pastoreio de Joao Simoes Lopes Neto, de Agenir Bavaresco, da Universidade Católica de Pelotas…
Essas relações insuspeitas entre Rio Grande do Sul e a Catalunha….
El Negret del Pasturatge! 😉
Esse é o artigo, como curiosidade 😉
é curioso ler em catalão…
Aquell petit gos tan fidel em fa venir a la memòria l’amistat de la meua gent; el meu cavall em fa venir a la memòria la llibertat, el treball,
i aquell grill cantador va dur l’esperança [… ] (Neto, 1988: 38, 9-11)
El nucli ètico-metafísic de l’obra O Negrinho do Pastoreio de Joao Simoes Lopes Neto
é curioso ler em catalão…
Aquell petit gos tan fidel em fa venir a la memòria l’amistat de la meua gent; el meu cavall em fa venir a la memòria la llibertat, el treball,
i aquell grill cantador va dur l’esperança [… ] (Neto, 1988: 38, 9-11)

2002

Tese sobre o Rio Grande do Sul defendida na Universitat de Barcelona em 2002:
UEDA, Vanda. Innovación tecnológica y cambio social: agentes y estrategias en las redes de telecomunicaciones en Rio Grande do Sul, Brasil (1852-1930). Tesis Doctoral dirigida por el Dr. Horacio Capel Sáez. Universidad de Barcelona (Departamento de Geografía Humana), junio 2002, 460 págs.
UEDA, V. Inovación tecnológica y cambio social. Agentes y estrategias en las redes de telecomunicac

1997

Mais um catalão importante relacionado a Poa. No Atlas Ambiental de Porto Alegre, um atlas que todos deviam ler de tao interessante e bonito que é, encontrei o prefácio elogioso de Ramon Folch i Guillèn. Ele é um famoso biólogo catalão, consultor ambiental da UNESCO e membro do ‘Institut d’Estudis Catalans. No currículo dele aparece que em 97 ele trabalhou também no projeto ambiental da Usina do Gasômetro. É interessante isso, já que a revitalização do Cais Mauá, que está ao lado da Usina, tem também grande participação de catalães. (em breve vou criar um post com mais detalhes)
Ramon Folch i Guillèn – Viquipèdia

1901

Corridas de toros en Porto Alegre en el Parque da Redenção, fotos de 1901.
O Circo das Touradas – 1901

Anúncios