Cais Mauá e Fermín Vázquez

Em um post anterior, no meu blog, As torres no Cais Mauá, tentei mostrar como a proposta de duas torres a beira do Guaíba, em Porto Alegre, era inteligente e bem razoável. Como complemento disponibilizo aqui um material em vídeo que mostra um pouco da história das torres como marcos arquitetônicos em Barcelona, onde também aconteceram polêmicas, e especialmente os projetos de arquitetura de Fermín Vázquez e do escritório b720, de Barcelona.

Torres Cais Mauá | Porto Alegre (projeto b720)

Todo novo ícone de identidade levanta contra si uma série de reações ao ser proposto e realizado. É quase natural encontrarmos este tipo de reação. O que vemos posteriormente é uma integração do elemento novo à paisagem urbana e muitas vezes criação de uma nova marca de identidade para a cidade. Foi isso o que aconteceu no caso de Barcelona.

Museu Iberê Camargo | Porto Alegre

Porto Alegre se ressente de marcas arquitetônicas e a duas torres no Cais Mauá revitalizado poderão vir a ser novos ícones da cidade, sem evidentemente criar uma barreira ao Guaíba, como muitos temem. O Museo Iberê Camargo, de Álvaro Siza Vieira, o mais conceituado e premiado arquiteto contemporâneo português, foi um primeiro passo nessa direção em Porto Alegre e as torres do Cais Mauá poderão criar um sistema onde, por um lado ,teremos uma orla contemporânea e, por outro, um centro  antigo restaurado historicamente. O contraste desses dois elementos constituintes da cidade de Porto Alegre pode ser um traço de identidade urbana. Nem uma cidade tradicional, nem uma cidade de prédios modernosos, mas um equilibrio  entre as duas tendências.

1. La Mola Hotel and Conference Centre. Entrevista a Fermín Vázquez b720 (espanhol)

Video onde Fermín Vázquez apresenta o LA MOLA, que é ao mesmo tempo um hotel e um centro de conferências. As pessoas se alojam para passar 4 dias ou uma semana e participam de atividades educativas ou reuniões de trabalho. Possui um spa também. Localiza-se no Parque Natural de Sant Llorenç del Munt i l’Obac, arredores de Terrassa, cidade da área metropolitana de Barcelona.

2. Rascacielos de Barcelona (espanhol)

Torre Agbar | Barcelona

Neste video do History Channel espanhol se apresenta uma breve história das construções de torres em Barcelona. É   especialmente interessante conhecer a Torre Agbar (2005), cujo projeto é do mesmo escritório de arquitetura b720, de Fermín Vázquez, que projetou a revitalização do Cais Mauá. Um elemento comum é a integração da água ao projeto, que no caso do cais, estará no muro que protege a cidade das cheias  (segundo os técnicos da prefeitura o muro não deve ser removido.) Ao final aparecem as Torres Porta Fira do novo recinto ferial de Barcelona (2010), do mesmo escritório b720, em colaboração com Toyo Ito, considerado “um dos arquitectos mais inovadores e influentes do mundo” segundo a web Designboom.com.

3. Building the Future (5) Fermín Vázquez, Spain | euromaxx (inglês)

Este é o quinto episódio de uma série de 6 da televisão alemã Deutsche Welle (DW-TV), Building the Future, onde são apresentados alguns do mais promissores jovens arquitetos e escritórios de arquitetura da Europa. Como um arquiteto só pode mostrar do que é capaz depois de uma certa idade, esses “jovens” arquitetos estão todos na faixa dos 40-50 anos. Entre os quais estão o escritório OFIS, da Eslovenia, GRAFT, da Alemania, o escocês Gareth Hoskins e os noruegueses Jarmund & Vigsnæs. (neste blog estão todos os episódios)

Este episódio se dedica a Fermín Vázquez, que segundo o programa focuses on adapting buildings to suit the climate. He’s come up with some unconventional solutions to protect buildings from the negative effects of heat and light.

Entre os projetos apresentados estão a Torre Agbar,  em colaboração com o arquiteto francês Jean Nouvel, os prédios para a Ciudad de la Justicia de Barcelona y L’Hospitalet de Llobregat, a fachada colorida de um edifício antigo de escritórios para proteger contra o calor externo (Oficinas Mestre Nicolau 19), o edificio da empresa Indra, todos em Barcelona, o projeto do aeroporto de Lleida (2010), uma cidade próxima a Barcelona, um cassino em Loret del Mar, na Costa Brava (Catalunha), o Hotel e Centro de Convenções La Mola, em uma reserva natural, em Terrassa, cidade industrial ao lado de Barcelona, e o projeto para a cobertura do Mercat dels Encants em Barcelona.

Se mostram duas imagens do projeto realizado para o Cais Mauá, referindo que será realizado na cidade de Porto Alegre, no Brasil.

Mesmo video em alemão

4. Aeropuerto Lleida-Alguaire (em espanhol)

Video apresentando em detalhes um pequeno aeroporto, inaugurado em fevereiro 2010, em Lleida (esp. Lérida), uma das 4 importantes cidades da Catalunha, a única delas no interior, com cerca de 140 mill habitantes.

5. b720 Arquitecturas en Proceso (em espanhol)

Por último um belo video institucional do escritório de arquitetura b720, Arquitecturas en Proceso, onde são apresentados alguns dos conhecidos projetos realizados por Fermín Vasquez. Especialmente a Torre Agbar, e o Edificio Copa América 2007 de Valencia, em colaboração como o arquiteto David Chipperfield, construído a beira do mar, como é o caso do Cais Mauá a beira do rio (ou lago) Guaíba

Fermín Vázquez | Cais Mauá | Porto Alegre

O importante no caso destes videos é o fato de comprovar de forma fácil o reconhecimento internacional de Fermín Vasquez e do escritório de arquitetura b720, localizado em Barcelona. Evidentemente existem diferenças de opiniões, conceitos e critérios entre os arquitetos, e nenhum tem total unanimidade de crítica. Todos os projetos são criticáveis, e inclusive é bom que sejam criticados e a partir dessas críticas que surjam novas propostas. Provavelmente todos os jovens arquitetos  europeus da série  apresentada pela televisão alemã foram por sua vez críticos em relação a geração anterior. Como o próprio Vázquez afirma em um dos videos, Barcelona é uma cidade onde cada novo projeto “no dá igual”. Pois bem, Porto Alegre também tem essa característica de que cada nova proposta para a cidade levanta muita discussão, mais uma das muitas semelhanças entre gaúchos e catalães. Essa discussão pode ser emriquecedora para os futuros projetos para a cidade, mas não pode ser paralizante, a cada vez fazendo voltar tudo ao começo, sem uma transformação de planos e projetos em obras concretas.

Fermín Vázquez | Cais Mauá | Porto Alegre

O mais importante é deixar claro que Fermín Vázquez e o escritório b720 estabeleceram uma reputação  internacional respeitável e que o projeto de revitalização do Cais Mauá está nas mãos de um escritório reconhecido e capaz de realizar grandes obras de arquitetura contemporânea.

À medida que o projeto de revitalização do Cais Mauá se tornou mais conhecido no Brasil, foram feitas aqui algumas entrevista com Fermín Vázquez:

1. Entrevista para o Portal Investimento e Notícias (30/09/11)

Fermín Vázquez nasceu em Madrid em 1961 e se estabeleceu em Barcelona em 1997, onde fundou, com Ana Bassat e Adriana Plasencia, o escritório de arquitetura b720.

Equipo b720

Sócio-diretor Fermín Vázquez
Sócias Ana Bassat | Adriana Plasencia
www.b720.com

Atualização (22/11/2011)

Entrevista de Fermín Vázquez sobre o projeto no novo aeroporto de Lleida–Alguaire, na Catalunha: Entrevista a Fermín Vázquez b720 Arquitectos: Aeropuerto Lleida-Alguaire.

Mais recentemente em 2011 tivemos várias notícias sobre o projeto.

1. O escritório de arquitetura b720 apresentou o projeto de Revitalição do Cais Mauá em seu site, como um dos projetos destacados:

Frente portuario de Porto Alegre, Brasil
Rehabilitación de los antiguos tinglados + business park + centro comercial + hotel

Para todos os projetos destacados ver
http://b720.com/es/proyectos/destacados

2. Em duas feiras importantes de construção européias o projeto de Revitalização do Cais Mauá foi o escolhido pela b720 para ser apresentado:

CONSTRUMAT, Barcelona
O arquiteto Fermin Vazquez , idealizador do projeto arquitetônico do Cais Mauá, fez uma apresentação desse projeto de revitalização, dentro da feira CONSTRUMAT, que é a primeira feira da indústria da construção na Espanha e uma das mais importantes da Europa. A apresentação foi  em Barcelona, como parte do dia dedicado ao tema Grandes Proyectos de Arquitectura. Estavam presentes os maiores escritórios de arquitetura da Espanha, cada um apresentando o seu próprio grande projeto.

O projeto da revitalização do Cais Mauá está sendo apresentado na 17ª edição da Construmat, maior feira de serviços de construção civil da Espanha. Ontem, o arquiteto espanhol Fermín Vázquez explicaria como o empreendimento segue modelos de sucesso implantados no Porto de Barcelona e no Puerto Madero, na Argentina.
A obra prevê a abertura de centro comercial, escritórios, hotel e áreas de lazer para receber a Copa do Mundo de 2014.
BY N9VE | CLÁUDIA IOSCHPE | Zero-Hora, 20 de maio de 2011

BATIMAT, Paris
BATIMAT é não só a maior feira de construção da França, mas a maior da Europa. Na sua última edição Fermín Vázquez, em novembro de 2011, apresentou uma conferência sobre o projeto de revitalização do Cais Mauá (em inglês)
Le renouveau du Port de Porto Alegre : comment concevoir de grands bâtiments (hôtel, tours de bureaux, parc d’exposition…) en harmonie avec la ville ?

“The transformation of the waterfront of Porto Alegre has three main objectives: to restore the direct and human relation between the Guaiba river and the city, to renovate the heritage and the collective memory, and to create a new urban landmark.”

3. Na publicação de um livro traçando a trajetória do escritório de arquitetura  b720 Fermín Vázquez, entre 1998 e 2011, o projeto de Revitalização do Cais Mauá recebeu um grande destaque, com 14 páginas muito ilustradas.

TC Cuadernos edita un monográfico centrado en la trayectoria de b720 Fermín Vázquez Arquitectos

La editorial TC Cuadernos publica un monográfico sobre las obras del estudio b720 Fermín Vázquez Arquitectos realizadas entre los años 1998 y 2011. El volumen recoge una selección de 28 proyectos a través de los cuales se traza la trayectoria de b720 en solitario y en colaboración con arquitectos internacionales como David Chipperfield, Jaime Lerner, Toyo Ito y Jean Nouvel.

Entre los edificios emblemáticos, destacan los inaugurados recientemente como el Gran Casino Costa Brava (Lloret de Mar), el aeropuerto de Lleida-Alguaire o las Torres Porta Fira de L’Hospitalet de Llobregat. Asimismo, el monográfico centra su atención en proyectos actualmente en marcha, entre los cuales se encuentran el Mercat dels Encants de Barcelona o la transformación del frente portuario de Porto Alegre (Brasil).

El monográfico cuenta con fragmentos de una diálogo introductorio entre Jaime Lerner y Fermín Vázquez, a través del cual se desgranan experiencias americanas-europeas en el campo de la arquitectura y el urbanismo. La publicación incorpora un dossier titulado “Autoevaluación de Impacto Ambiental de Fachadas b720”, que recobe un análisis del balance energético y material de los edificios construidos por el estudio con el fin de obtener una visión crítica y una base sólida para enfocar futuros proyectos bajo criterios de sostenibilidad.

345 páginas
Edición en español, inglés y portugués

TC CUADERNOS Nº 99 · B720- FERMIN VAZQUEZ ARQUITECTOS
http://www.tccuadernos.com/tccuadernos_numero.php?id=78
Fotos: Tamara Mucenic

4. Hotel Porta Fira ganha o prêmio Emporis Skyscraper Award de melhor arranha-céu do mundo em 2010.

Hotel Porta Fira

Em 2011, um juri de especialistas de todo o mundo se reuniu para escolher o melhor entre 300 prédios de 2010 e  quem ficou em primeiro lugar foi o Hotel Porta Fira, que fica na grande Barcelona. A autoria do projeto corresponde ao arquiteto japonés Toyo Ito e ao estudio b720 Arquitectos, liderado por Fermin Vázquez, ou seja, o responsável pelo projeto de Revitalização no Cais Mauá, em parceria dessa vez com Jaime Lerner. Esse reconhecimento internacional é uma garantia de qualidade para o futuro do nosso Cais Mauá.
Reportagem sobre o prêmio no jornal espanhol La Vanguardia.

Descrição do projeto no site de b720

A importância desse prêmio em 2010  é maior pela qualidade do edifício que ficou em segundo lugar, nada mais, nada menos que o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 m de altura, que se vê na foto abaixo.

5. Participação do projeto de Revitalização no Congresso Metropolis, em Porto Alegre

Metropolis é uma associação que reúne as cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
Em novembro de 2011 se realiza em Porto Alegre e o projeto de Revitalização do Cais Mauá terá um destaque por dois eventos. Primeiramente uma visita do prefeito de Barcelona, Xavier Trias, ao Cais Mauá, e ao final do congresso os delegados das maiores cidades do mundo, presentes ao congresso, farão um passeio de barco ao longo da frente portuária desde a Usina do Gasômetro até o Antigo Frigorífico.

Porto Alegre receberá encontro das maiores cidades do mundo (Blog Porto Imagem)
Durante o 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição, que será realizado de 23 a 26 de novembro em Porto Alegre, autoridades internacionais farão visitas técnicas a projetos estratégicos para o desenvolvimento da capital gaúcha. Entre eles, o da revitalização do Cais Mauá, que terá a presença de Josep Munné, presidente do Conselho de Administração do Porto Cais Mauá do Brasil S. A, do ganhador da concessão e de Jaime Lerner e Fermin Vazquez, arquitetos-redatores do projeto. Acompanhados do prefeito José Fortunati e de gestores de outras cidades com mais de um milhão de habitantes, as autoridades se encontrarão para a visita no dia 26, às 13h30.

Por meio de referências a atuações similares realizadas anteriormente em outros lugares do mundo, a comissão pretende situar e imaginar o futuro da revitalização do Cais Mauá, como referência em matéria de transformações de recuperação de cais urbanos. Na apresentação, serão destacados os aspectos mais importantes que transformaram a revitalização em realidade: a utilização do investimento privado para realizar intervenções urbanas de interesse público; a experiência prévia na implementação e gestão de operações similares, concretamente em Barcelona (Espanha); as políticas urbanas de revitalização dos centros urbanos que transformem o risco de degradação do Centro Histórico em recuperação e impulso de um espaço urbano com a máxima qualidade de vida cidadã; e os desenhos arquitetônico e urbanístico em frentes portuárias em desuso.
Fonte: http://portoimagem.wordpress.com/2011/11/21/porto-alegre-recebera-encontro-das-maiores-cidades-do-mundo/

Site do Congresso Metropolis em português
http://portoalegrecongress2011.metropolis.org/pt-br

Atualização (14/03/2013)

Entrevista de Fermín V

Fermin
Entrevista de Fermín Vargas à Zero-Hora (14/03/2013)
“O mais racional pareceu preservar o muro, como precaução”, diz urbanista sobre revitalização do Cais Mauá

Atualização (27/09/2013)

Dia 25 de setembro de 2013 foi inaugurado o novo Mercat del Encants de Barcelona, com projeto do escritório b720, de Fermín Vázquez. Era um dos mais antigos mercados de objetos usados na cidade e que ficava ao ar livre. Agora tem uma cobertura metálica que permite o funcionamento do mercado mesmo em dias de chuva e um estacionamento subterrâneo.

Reportagem na televisão catalã (em catalão) sobre o projeto, entrevista com Fermín Vázquez (em espanhol). Essa matéria saiu antes da inauguração, no fim de 2011: Els nous Encants.

Anúncios