BiciEscola | Escola da Bicicleta no Parque Marinha

UrbsNova Agência de Design Social

A BiciEscola Escola da Bicicleta no Velódromo do Parque Marinha do Brasil é uma iniciativa para ampliar os usos do Velódromo do Parque Marinha e para dar oportunidade àquelas pessoas que por algum motivo não aprenderam a andar de bicicleta. Existem muitos adultos que não sabem andar de bicicleta, não só em Porto Alegre, mas no Brasil e em todo o mundo. Escolas assim existem em capitais europeias e brasileiras e tem tido um afluxo razoável de participantes. Por isso, criamos a BiciEscola, a primeira escola gratuita de funcionamento regular em Porto Alegre.

Idealizadores e Organização
Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre
UrbsNova – Agência de Inovação Social
Dudu Bike

Patrocinador
Entre em contato se estiver interessado em patrocinar este projeto.
agenciaurbsnova@gmail.com

Apoiador
Prefeitura de Porto Alegre

Localização

O Velódromo se encontra no Parque Marinha do Brasil, ao lado da Av. Edvaldo Pereira Paiva, conforme se pode observar na foto abaixo.

Velódromo localização

Local no Google Maps:
http://goo.gl/maps/EQa8d

História

Em agosto de 2012, um grupo se reuniu no Velódromo do Parque Marinha, com a intenção de pensar em atividades ali que levassem a uma maior ocupação do local. Neste dia foi proposta a ideia de uma escola da bicicleta, onde adultos pudessem aprender a pedalar. Durante o segundo semestre de 2012, pesquisamos e desenvolvemos a organização de como deveria ser essa escola, e em janeiro de 2013 criamos a BiciEscola – Escola da Bicicleta no Velódromo do Parque Marinha do Brasil.

Durante todo o ano de 2013, desenvolvemos tivemos muitos turmas, com aulas aos domingos e dezenas de pessoas aprenderam a andar de bicicleta, neste ambiente especial do Velódromo. Veja neste post mais detalhes, com fotos e vídeos, o processo de criação e o primeiro ano em funcionamento da BiciEscola.

Este projeto foi patrocinado pelo Banco Itaú em 2014-5.

Conceito

Esta ação de inovação social no Velódromo é o resultado da colaboração de diferentes agentes sociais, voluntários individuais, ONGs, empresas ou órgãos do governo local. Todos podem ter um papel positivo na criação de novas formas para ocupar os espaços públicos e, neste caso, favorecendo o ciclismo como uma atividade física ao ar livre e não poluidora. Quanto mais pessoas aprenderem a andar de bicicleta, mais humana será a cidade,  menor, a necessidade de carros, e menores, as emissões de carbono.

BiciEscola Parque Marinha aparece num momento de maior valorização da bicicleta pela sociedade, de expansão de ciclovias na cidade, e da oferta de um serviço público de aluguel de bicicletas em Porto Alegre, o BikePoa. Com isso não se pretende que o Velódromo seja utilizado exclusivamente para esta função. Se trata de um espaço público, aberto a todos. Queremos utilizá-lo para o ensino de principiantes apenas por 3 horas horas por semana, nas manhãs ou tardes dos domingos.

BiciEscola Parque Marinha não é uma ação de mobilicidade exclusiva nossa na cidade. Esperamos inspirar outros grupos a desenvolver projetos próprios de instrução para aprender a andar de bicicleta, sejam por outros coletivos, associações ou escolas públicas. A meta de toda inovação social é alcançar uma maior escala de impacto social, seja na própria cidade ou mesmo em outras cidades. Da mesma forma que fomos inspirados por ações anteriores parecidas, queremos inspirar novas ações, aumentando a utilização da bicicleta como forma de lazer e meio de transporte alternativo.

Formato

Desde o dia 13 de janeiro de 2013, todos os domingos, um grupo de pessoas se reúne no Velódromo do Parque Marinha para ajudar os iniciantes em suas primeiras pedaladas. Temos em principio três instrutores e algumas bicicletas de diferentes tamanhos. É recomendável que os participantes tragam luvas para proteção e eventualmente óculos de proteção,  como objetos de uso pessoal.

Não será cobrado nenhum valor ou taxa para os participantes.

Inscrições

Para participar é necessário confirmar inscrição, por meio do email biciescolapoa@gmail.com, informando nome completo, idade, experiência com bicicleta e se tem bicicleta em casa.

O local é público e qualquer pessoa pode visitá-lo para conhecer o funcionamento das aulas, mas não podemos garantir uma instrução para aqueles que não estiverem regularmente inscritos.

PÚBLICO ADULTO

Aula teórica

É a única aula que não será no Velódromo do Parque Marinha. São aulas teóricas na EPTC Educação, com 2 h de duração, em datas previamente agendadas com a Empresa. Exclusivamente para adultos. Em caso de chuva a aula teórica marcada será mantida.

Aulas práticas

Serão realizadas no Velódromo do Parque Marinha do Brasil. Ver localização acima.

1ª aula: apresentação da BiciEscola, (quem somos, quem patrocina, quem são os parceiros, o local que utilizamos, como funciona), com demonstração dos equipamentos da bicicleta, que equipamentos de segurança são necessário, Os participantes deverão preencher o termo de responsabilidade e declaração de saúde.
Haverá um primeiro contato dos alunos com as bicicletas que serão utilizadas nas aulas, aprendendo a subir e descer corretamente da bicicleta.

2ª , 3ª e 4ª aulas: As aulas serão em grupo. Primeiro ensinamos a frear, depois a ter equilíbrio sobre a bicicleta sem pedalar em um plano inclinado com grama, próximo ao Velódromo,  por ser mais seguro, aos poucos os alunos são incentivados a colocar os pés nos pedais e a começar a pedalar de forma natural, ainda num terreno com grama. Ensinamos depois a sair pedalando, fazer curvas em um exercício com balizas, e finalmente, depois de já dominar os fundamentos de andar de bicicleta, levamos os alunos para a pista do Velódromo.

Durante estas aulas práticas, nos intervalos, os alunos terão demonstração de como resolver pequenos problemas mecânicos quando do uso de suas bicicletas em nossa Oficina da Bicicleta.

Passeio

A 5ª aula será um passeio pelo Parque Marinha do Brasil, com saída na Secretaria de Esportes,  com os alunos que já dominarem toda a técnica e acompanhados pelos professores.

PÚBLICO INFANTIL E ADOLESCENTE

1ª aula:  apresentação da BiciEscola, (quem somos, quem patrocina, quem são os parceiros, o local que utilizamos, como funciona), com demonstração dos equipamentos da bicicleta, que equipamentos de segurança são necessários, Os pais dos menores deverão preencher o termo de responsabilidade e a declaração de saúde.

 2ª  e 3ª aulas: Cada aluno terá meia hora de aula particular, 3 anos alunos de nivel infantil até 12 anos, seguidos de 3 alunos de nível adolescente. Os alunos menores sempre devem estar acompanhados dos pais. Primeiro ensinamos a frear, depois a ter equilíbrio sobre a bicicleta sem pedalar em um plano inclinado com grama, próximo ao Velódromo,  por ser mais seguro, aos poucos os alunos são incentivados a colocar os pés nos pedais e a começar a pedalar de forma natural, ainda num terreno com grama. Ensinamos depois a sair pedalando, fazer curvas em um exercício com balizas. Umas vez os alunos tenham adquirido os conhecimentos básicos, incentivamos os pais a levá-los para andar de bicicleta pelo Parque Marinha do Brasil, primeiramente, que possui amplos caminhos internos.

Cronograma de atividades 2014

As aulas acontecerão de 5 de janeiro a 26 de outubro

Horários

Verão: das 9hs às 12hs | Inverno:  das 13hs às 16hs

Não haverá aulas em caso de chuva, domingos comemorativos  (dia dos pais ou dia das mães) e em feriado de carnaval.

Atividades complementares

Ensinar a andar de bicicleta é nosso principal objetivo, mas para aqueles que aprenderem as noções básicas na BiciEscola, pensamos em atividades complementares no futuro, como passeios em grupo pelo próprio Parque Marinha do Brasil, primeiramente, e depois pelas  ciclovias, próximas ao Velódromo.
Não é nossa intenção no momento ensinar os ciclistas a andar no trânsito da cidade.

UrbsNova | Agência de Inovação Social
Visite e curta nossa page no facebook

Anúncios

45 ideias sobre “BiciEscola | Escola da Bicicleta no Parque Marinha

  1. Marta Maris Angélica Pereira

    Desejo comentar que o site foi um incentivo e, aqui em Belo Horizonte, tomei a iniciativa. Hoje, aprendi a pedalar, fazer zigue-zague com marcas na esplanada do Mineirão, controlar o freio, a velocidade, treinei curvas e desmontei a bicicleta para caber no carro, tudo novo e uma vitória. O detalhe é que tenho 55 anos. Parabéns pelo trabalho de vocês!

    Resposta
    1. Jorge Piqué Autor do post

      Obrigado Marta, ficamos felizes de saber que mesmo de longe tivemos essa boa influência na tua vida. Continue pedalando, com cuidado claro, porque infelizmente os ciclistas não são respeitados, mas sempre em frente!

      Resposta
  2. Márcia

    Minha mãe tem 77 anos é bem ativa e quer reaprender a andar de bicicleta. Quero saber se as bicicletas são com freio no pé, pois ela só sabia andar nestas?

    Resposta
  3. Fernanda

    Olá, achei muito interessante a iniciativa de vcs e tenho interesse em aprender a andar de bike,,, porém nos domingos fica ruim pra mim, vcs tem esse serviço nas tardes em dias de semana?

    Resposta
    1. Jorge Piqué Autor do post

      Oi Fernanda,
      infelizmente no momento só temos aos domingos mesmo, a grande maioria das pessoas não pode nos dias de semana, e mesmo sábado é dificil, por isso escolhemos o domingo. Um abraço!

      Resposta
  4. Vanda Maria Gomes

    Gostaria muito de aprender pois nunca tive oportunidade para aprender! inclusive já tenho o atestado medico que estou capacitada para aprender! tenho bicicleta só falta coragem para sair pedalando pois não sei desde já Obrigada!

    Resposta
  5. Joice mello

    Gente eu gostaria de aprender a andar e meu sonho sera q ainda consigo aprender ainda, poderia me disser o que preciso fazer para participar,aonde me dirijo ou telefone para saber mais.meu telefone e 51 32037101 ou 86170019 desde ja agradeco!

    Resposta
    1. Jorge Piqué Autor do post

      Elisabeth, sempre nossas aulas são aos domingos pela manhã. Mas pode haver mudanças. No momento a BiciEscola está com as atividades suspensas. Estamos procurando um novo patrocinador, e se conseguirmos avisaremos se continuamos com o mesmo modelo.
      O melhor é vc entrar no grupo BiciEscola Parque Marinha, no Facebook. Vamos avisar ali eventuais mudanças.
      https://www.facebook.com/groups/escoladabicietapoa/
      Qualquer dúvida, nos pergunte.
      Jorge Piqué / UrbsNova

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s