O longo caminho da inovação para Porto Alegre

iese ranking

Muito a fazer ainda… Estudo publicado em maio de 2014 pelo IESE -Escola de Administração e Negócios da Espanha entre 135 cidades do mundo, levando em consideração níveis de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida, coloca Porto Alegre em 128º lugar.

Outras cidades brasileiras: São Paulo ficou em 94º lugar na avaliação, aparecendo como a mais bem colocada entre as brasileiras. Além da capital paulista, aparecem outras oito cidades brasileiras na lista: Curitiba (97º), Rio de Janeiro (116º), Salvador (127º). Piores que Porto Alegre (128º), apenas Belo Horizonte (129º), Brasília (131º), Recife (132º) e Fortaleza (133º). La Paz, na Bolívia, está mais ou menos no mesmo nível dessas 6 brasileiras (130º) . E pior que as brasileiras apenas 2 cidades entre as 135: Sarajevo e Santo Domingo.

Somos, portanto, a 5ª cidade em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida, no Brasil, mas o problema é que essas cidades brasileiras, fora São Paulo e Curitiba, estão de fato no final da fila entre as 135, o que não é nenhum consolo.

Apesar de longe das 20 primeiras colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas pelo estudo cidades com alto potencial. Barcelona foi a cidade que mais progrediu em 2 anos, passou do lugar 63 para 51.

Embora rankings desse tipo sempre possam variar, é inegável que existe um longo caminho para Porto Alegre. Pequenas ações não vão nos tirar desse 128º lugar. Como outras cidades que estão fora das 135 estão trabalhando no mesmo sentido de aumentar a sua qualidade de vida e inovação, podemos inclusive ficar de fora das 135 se não nos mexermos.

Ou aceitamos os fatos e não fazemos nada, ou pouco, o que neste caso é o mesmo, ou trabalhamos duro todos no mesmo sentido e tentamos realisticamente pelo menos alcançar Rio de Janeiro (116º), que também não está bem, para depois tentar nos aproximar de Curitiba e São Paulo, que estão entre as últimas das 100 melhores, pelo menos.

E note que a primeira conclusão desse estudo, não é nenhuma surpresa: Changes are slow to come.

Fonte: http://ieseinsight.com/doc.aspx?id=1582&ar=15

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s