Distritos de Inovação e Criação

image003
Distrito 22@, em Barcelona

Leia o novo texto de aprofundamento, cujo tema é a possibilidade de uma colaboração entre o distrito de inovação, em Barcelona, o 22@Barcelona, e o distrito de criação, em Porto Alegre, o Distrito Criativo, um dos projetos de UrbsNova, para revitalização urbana e reconversão econômica, a partir de um território no bairro Floresta.

O texto está em espanhol porque visa leitores na Espanha.

Distritos de Innovación y Creación: Barcelona y Porto Alegre

Por Jorge Piqué

Resumo

1. Em Barcelona, um antigo bairro operário, o Poblenou, a partir dos anos 70, começou uma decadência econômica e urbana, após décadas de crescimento industrial.

2. Em 2000 a Prefeitura de Barcelona criou ali o 22@Barcelona, um distrito de inovação, para atrair empresas na área de tecnologia da informação e da comunicação, além de outras áreas como energia, serviços médicos, etc.

3. O Quarto Distrito em Porto Alegre, sofreu o mesmo processo de industrialização, seguido de desindustrialização e decadência. Essa região ao norte de Porto Alegre, próxima ao Guaíba, inclui os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá.

4. Apesar dos problemas econômicos e urbanos, uma parte do bairro Floresta reúne boas condições além de estar situado próximo do Centro e de bairros como Independência e Moinhos de Vento. Nos últimos anos uma série de empreendedores com mais qualidade começaram a se instalar nesse território entre as avenidas Farrapos e Cristovão Colombo, aproximadamente.

5. Em 2013, UrbsNova propôs a criação do Distrito Criativo, que conta hoje com cerca de 80 artistas e empreendedores em economia criativa, do conhecimento e da experiência, somando mais de 500 empregos diretos e indiretos.

6. Existe uma série de relações entre Porto Alegre e Barcelona.

6. As semelhanças entre o passado e a propostas de futuro para os dois territórios em Porto Alegre e Barcelona nos levam a propor uma aproximação a nível público e privado para criar uma relação de colaboração nos próximos anos. Mas uma relação crítica de troca de experiências entre as duas cidades.

7. Outras cidades, como San Francisco, no EUA, e Melbourne, na Austrália, poderiam se somar à rede, pelas semelhanças de objetivos de inovação, criação e internacionalização, e pelos contatos recentes com Porto Alegre em 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s