UrbsNova Porto Alegre | Barcelona

A nova Praça Otávio Rocha … Visão noturna de um espaço público … (e diurna também)

Uma parte importante do tema da ocupação pela comunidade do espaço urbano público é a questão das praças e parques da cidade. Infelizmente durante décadas, embora tivéssemos belas praças e parques, parece que a população se resignou à decadência, e esses importantes lugares públicos, especialmente no Centro Histórico, foram deixados de lado, esquecidos, abandonados. Felizmente nos últimos anos, com o impulso do Projeto Monumenta, o Centro Histórico começou a dar sinais de recuperação.

Estive dia 5 de outubro de 2012 visitando a Praça Otávio Rocha a noite, poucas semanas após a restauração do local pela Prefeitura de Porto Alegre. Tirei algumas fotos que podem ser visualizadas no final desta página. Consideramos essa praça muito importante como espaço de vida comunitária.

É muito bom ver a cidade retomar esse espaço público em uma localização privilegiada no Centro Histórico. Já se pode ver que as pessoas frequentam a praça com naturalidade, seja para ler, namorar, ou apenas descansar um pouco, sentando num dos vários bancos que estão disponíveis, antes de voltar para casa.

O que chama mais a atenção é o local da futura cafeteria que vai ser instalada ali em dezembro, com belas colunas jônicas. Já está muito bem iluminada, com local para banheiros embaixo das escadas, além de acesso para cadeirantes. Não é difícil imaginar que muitos que trabalham e estudam no Centro vão aproveitar para tomar café da manhã e almoçar ali. Existem vários hotéis em volta e o próprio Instituto de Artes da UFRGS está praticamente ao lado, esperamos que os estudantes de artes ocupem aquele lugar. Mas é especialmente de noite que este lugar ganha encanto, como se pode ver já nas fotos, e com certeza muitos vão se reunir nessa cafeteria para um pouco de lazer no final do dia.

Vemos muitas possibilidades para este local, realmente todo o conjunto está muito bom. Existem pequenas falhas que devem ser ajustadas ainda, como a iluminação na entrada principal da praça, onde está o busto do prefeito Otávio Rocha (1877-1928). O busto em si está muito bem, mas podia ser melhor iluminado a noite, além disso não há ainda uma identificação no pedestal, mas são correções relativamente fáceis de executar. Nesta esquina da praça, a ponta do triângulo, que funciona como uma porta de entrada principal, deveria haver mais iluminação do próprio ambiente, para tornar convidativa a entrada.

O terraço em cima da cafeteria com uma grande luminária em forma de esfera é um excelente espaço, mas acho que ainda não se deu a melhor solução. A própria luminária estava apagada. Parece um espaço separado do belo espaço iluminado da cafeteria no piso inferior. Se houver movimento suficiente, deveria ser integrado, seria um ótimo local para colocar algumas mesas ao ar livre, além das mesas que naturalmente estarão na parte de baixo, em frente ao cafeteria.

No momento em que visitei, entre 19hs e 20 hs não havia nenhuma vigilância, particular ou guarda municipal, mas a impressão geral era de segurança. Talvez pelo fato de se ter aumentado a visibilidade do interior da praça e pelo fluxo constante de pedestres nas ruas ao lado, isso em si já aumente a segurança do local. Outra boa notícia é que não vi sinal de vandalismo, de pichações, mas se deve estar sempre alerta, embora tenha movimento durante o dia, durante a madrugada pode ficar muito vulnerável. O uso de câmaras de vigilância na Praça Otávio Rocha deveria ser umas das prioridades, como ação preventiva.

Sem dúvida, um grande passo para a revitalização do Centro Histórico. Além disso, essa praça ocupa uma posição estratégica entre a Praça XV de Novembro e a Praça Dom Feliciano. Se a Prefeitura fizer o mesmo trabalho de qualidade no restauro na Dom Feliciano, teremos uma bela sequência de praças desde a Santa Casa até a Usina do Gasômetro, com a Praça da Alfândega como um dos elos de ligação. Depois de tantos anos, esforços que pareciam separados e pontuais, sejam do Monumenta, sejam da Prefeitura, poderão finalmente convergir, melhorando em muito o nosso Centro Histórico.

Posição da Praça Otávio Rocha

Posição da Praça Otávio Rocha

É claro que ainda falta muita coisa, mas são os passos no caminho certo e necessários.

As fotos não são artísticas, não foi feita nenhuma edição digital.

Apêndice 1
Algumas semanas depois, dia 23 de outubro de 2012, voltei à praça Otávio Rocha, de dia, às 10 horas da manhã. As fotos diurnas aparecem depois das noturnas. Foi colocada uma placa de granito sob o busto de Otávio Rocha, com a inscrição HOMENAGEM DA CIDADE A OTÁVIO ROCHA, mas as letras não ficaram bem visíveis.

A Prefeitura deve restaurar em breve a Praça Dom Feliciano, como pedíamos acima, com a verba do PAC das Cidades Históricas, que foi anunciado em janeiro de 2013.

Slideshow: Praça Otávio Rocha, resgatada para a cidade, de doite e de dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apêndice 2

No dia 1º de agosto de 2013, por acaso estava passando perto da praça Otávio Rocha e vi que o café já estava funcionando com o nome de Café da Praça. Não estava oficialmente inaugurado, mas ficou muito bom, um ambiente no Centro que devemos frequentar e apoiar. Não é só com obras que se revitaliza um centro histórico, é preciso que as pessoas ocupem os lugares e garantam a sustentabilidade, é uma responsabilidade nossa também.

2013-08-01_16-26-48_339

2013-08-01_16-26-59_784

2013-08-01_16-27-16_11

2013-08-01_16-27-34_675

2013-08-01_16-27-49_471

2013-08-01_16-28-01_768

2013-08-01_16-28-23_620

2013-08-01_16-35-13_948

UrbsNova | Agência de Inovação Social
Visite e curta nossa page no facebook

Anúncios

2 ideias sobre “A nova Praça Otávio Rocha … Visão noturna de um espaço público … (e diurna também)

  1. roberto bitencourt pereira

    Prezados,

    Pesquisando sobre a Praça Otávio Rocha encontrei este post e achei muito interessante. Sou produtor cultural e, em parceria com o Instituto de Artes, realizaremos uma intervenção artística na praça, conforme o texto sugere. Será de porte, mas de forma alguma invasiva, e irá dialogar com a arquitetura da praça de forma natural. Ainda não posso adiantar detalhes, mas se houver interesse em acompanhar o projeto que está sendo elaborado, podemos manter contato posteriormente.

    Abraços,

    Roberto Bitencourt Pereira – Artista Plástico e Produtor Cultural

    Resposta
    1. Jorge Piqué Autor do post

      Caro Roberto,
      ótima iniciativa, UrbsNova também está pensando em realizar um evento ali. É um bom sinal quando um lugar público atrai a atenção assim das pessoas. E quanto mais e mais diferentes os eventos, melhor para a integração da praça como local simbólico no Centro Histórico. Um abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s